quinta-feira, 30 de novembro de 2017

GUS E EU, DE KEITH RICHARDS


Algumas crianças tiveram a sorte de crescer no convívio com seus avós, o que costuma fazer uma enorme diferença na sua formação enquanto seres humanos. Como seria bom se todas as crianças pudessem desfrutar desse tipo saudável de convivência! A realidade, contudo, não permite tal dádiva a todos, infelizmente. O músico Keith Richards, que é cantor, compositor e membro fundador dos Rolling Stones teve essa sorte.

Desde a mais tenra idade, Richards esteve bastante próximo de Theodore Augustus Dupree, seu avô, que para o menino Keith era simplesmente o Gus. Mas Gus não era “apenas um avô” e nem de longe imaginaria que seu neto se tornaria uma lenda do Rock. Contudo, foi o velho Gus quem presenteou Keith com o seu primeiro violão, dando o pontapé para que Keith, ao lado de Jagger, fundassem a maior banda de Rock de todos os tempos, os Rolling Stones.

Quem nos conta essa história é o próprio Keith Richards, no seu livro infanto-juvenil intitulado Gus and Me, publicado no ano de 2014 e ilustrado por sua filha Theodora Richards, a qual se chama Theodora em homenagem ao seu bisavô. A obra foi traduzida para o português brasileiro por Alexandre Raposo e publicado pelo selo Globinho, da Editora Globo, no ano de 2015. Gus e Eu foi escrito por Keith Richards, com Barnaby Harris e Bill Shapiro. Na edição em língua inglesa, o livro vem com um CD no qual Richard lê a história. A editora responsável pela publicação de Gus and Me, a Little, Brown Books For Young Readers é a mesma que, no ano de 2010, publicou a biografia Life, de Keith Richards, sucesso de vendas.

 Gus e Eu tem como subtítulo “a história do meu avô e do meu primeiro violão”. O livro se inicia com uma descrição da casa de Gus pelos olhos do menino Keith, que a vê tomada de muitos instrumentos e bolos. “Theodore Augustus Dupree sabia tocar piano, violino, soprar saxofone e dedilhar violão”. O avô de Richards havia sido, entre outras coisas, líder de uma banda de baile. Para o pequeno Keith, no entanto, Theodore Augustus Dupree era apenas seu avô, o Gus.

Estar com Gus era tudo que Keith queria. Juntos, caminhavam pelas ruas da cidade, cantarolando e assobiando velhas canções. Algumas vezes eram acompanhados pelo Sr. Thompson Wooft, o cão de Gus. Certo dia, Gus levou Keith até uma loja de instrumentos musicais, de todos os tipos. Keith era um menino em uma loja de doces, fascinado por tudo que via, como os violinos que pendiam do teto, amarrados por fios, bem como pelas cornetas pregadas nas paredes. Na volta para casa, Gus presenteou o neto com o violão, menino dos olhos de Keith. Nascia uma lenda!



O livro é bastante simples, porém extremamente encantador. Além das ilustrações de Theodora, a obra traz algumas fotos, gentilmente cedidas pela família Richards. O lendário guitarrista dos Rolling Stones tem cinco filhos e cinco netos. Ainda hoje, toda vez que entra no palco, diz: “obrigado, vovô. Obrigado, Gus!”. Nós, leitores, também temos muito a agradecer ao bom e velho Gus por ter dado aquele bendito violão ao seu neto, o que certamente contribuiu para que ele produzisse sua obra universal e eterna, encantando meio mundo por mais de cinquenta anos. Obrigado, Gus! Obrigado, Richards!

Nenhum comentário:

Postar um comentário