quarta-feira, 10 de setembro de 2014

OS AMARELOS PERTO DOS VERDES

Era o ano de 1952. No dia 23 de maio, de Paris, o pintor Antonio Bandeira (1922 – 1967) escrevia ao colega Zenon Barreto (1918 – 2002), fazendo algumas observações sobre a pintura do amigo. Dizia o mestre:

Acho que seus quadros possuem harmonia de formas e de desenhos e uma certa sensibilidade na escolha das cores. Porém gostaria que você trabalhasse mais na mistura das cores primárias, quero dizer, pacientasse mais na mistura das sete cores (o arco-íris). Creio que ainda é cedo para os cinzas, verdes e rosas. Acredito mesmo que você poderia prolongar um pouco mais aqueles seus quadros meio ‘fauves’ e trabalhar demasiadamente na matéria, trabalhar até ficar exausto (a luta física com o quadro perto de nascer). Muito cuidado com os amarelos perto dos verdes, também muito cuidado na mistura dos lilases. O amarelo é talvez a cor mais perigosa e precisa, na composição, ser jogada com maestria. Por isso gostaria que você trabalhasse mais o quadro. Um quadro deve ser ‘cansado’ (no trabalho da matéria) ou ‘fresco’ (um nascimento repentino), nunca jovial. Quanto ao desenho você o trabalhe sempre que possa. Desenhar todo o tempo, pensar desenho, ver as coisas em desenho (...). Sei que isso tudo é difícil e v. deve me achar meio cacete. Não dou conselhos, nunca os dou a ninguém, mas é claro que desejo ver progresso na sua arte (...). (BANDEIRA apud ESTRIGAS, 2001:75)

Começo com a presente citação do pintor Antonio Bandeira, uma vez que a análise crítica que empreenderemos recai sobre o primeiro trabalho de um jovem escritor. Trata-se do livro de contos Odisseu (2013), do estreante Márcio Moreira. Não é objetivo da presente resenha, no entanto, traçar uma espécie de Cartas a um jovem poeta, pois Márcio Moreira não é Franz Kappus e nós, nem de longe, nos equiparamos à grandiosidade de Rainer Maria Rilke (1875 – 1926). Contudo, o trabalho de Márcio Moreira nos chama atenção por ser mais um contista a aportar em terras tão largamente habitadas por inúmeros outros autores dedicados à arte da história curta. Refiro-me ao Brasil, em geral e; mais especificamente ao Ceará, terra de Rachel de Queiroz e Moreira Campos, entre vários outros.

O Odisseu, de Márcio Moreira é uma coletânea de contos (erroneamente denominado de “romance” na ficha catalográfica), publicada de forma independente no ano de 2013, contando com capa e editoração do próprio autor. O trabalho traz ainda “edição” (seja lá o que isso queira dizer!) e apresentação de Amanda Jéssica M com fotografias de Mel Andrade e Arquivo pessoal. Márcio Moreira nasceu no ano de 1989 e, como ele mesmo diz: “com um pé em Fortaleza e o outro no Aracati”.

O livro de Márcio Moreira é composto de treze contos, sendo em sua maioria, minicontos. Os contos estão denominados e organizados na seguinte ordem: “Último capítulo” (p.11), “Fossem reais os pixels...” (p.13), “Louva-a-Deus” (p.17), “Sem título” (p.18), “Luz no fim do túnel” (p.21), “Oficina de Assessoria de Comunicação” (p.24), “Pirata” (p.28), “Cheiro de álcool” (p.31), “Bíblica” (p. 33), “Notas” (p.36), “Cães e Gatos” (p.39), “Odisseu” (p.41) e “Faróis” (p.46). Dos treze contos da coletânea, apenas cinco, aproximadamente, ocupam mais de uma página. O que percebemos é que Márcio Moreira demonstra certo controle acerca da arte do miniconto, alcançando a concisão e a essencialidade apontadas por Edgar Allan Poe (1809 – 1849) e Anton Tchekhov (1860 – 1904), o que pode ser comprovado a partir da leitura das narrativas “Cheiro de álcool” (p.31) e “Bíblica” (p.33), por exemplo. Por outro lado, o autor sempre derrapa quando se aventura pelos mares das narrativas maiores, como no caso de “Luz no fim do túnel” (p.21) e do próprio “Odisseu” (p.41). Isso não constitui um problema, pois devidamente “ajustado” pode se tornar uma qualidade das melhores; uma vez que são poucos os contistas reconhecidos por dominar a arte das micronarrativas. O principal nome nesse caso é, sem dúvida, Dalton Trevisan. No Ceará, terra na qual o contista mantém um dos seus pés, podemos apontar alguns dos contos de Pedro Salgueiro, Geórgia Cavalcante Carvalho, Raymundo Netto, Vânia Vasconcelos e Carmélia Aragão.

Mas acredito, tal qual Bandeira em relação à obra de Zenon, que Márcio Moreira deva trabalhar mais na matéria, uma vez que seu texto ainda é muito jovial. “Trabalhar até ficar exausto”, ou seja, escrever e reescrever até conseguir manipular com maestria todas as cores da paleta chamada literatura. É preciso, como bem advertia o mestre, ter “muito cuidado com os amarelos perto dos verdes”. Muitas vezes, na ânsia de dar um rebento ao mundo, o escritor estreante erra a mão na inexatidão de algo que poderia ser bem mais interessante se melhor trabalhado. Não custa lembrar que vários foram os anos que demoraram a trazer Odisseu de volta à sua Ítaca. Anos que o fizeram ver o mundo, conhecer as coisas e entender a vida sem cair no canto doce e enganoso das sereias.


Assim sendo, parafraseando o autor de Cidade queimada de sol, um texto (o conto, no caso) precisa ser recorrentemente mais trabalhado até que atinja seu ápice de exigência estética. Um texto literário precisa ser “cansado” ou “fresco”, nunca jovial. É necessário gestá-lo, nutri-lo e vivê-lo intensamente até que ele esteja pronto para ser dado aos olhos do mundo. “Não somente os olhos da cara, mas também no cérebro e no coração”. O Odisseu, de Márcio Moreira é a carta de apresentação de um contista que, aprendendo a manipular os amarelos e os verdes da arte de escrever, poderá nos legar futuros grandes trabalhos. Para tanto, bastará estar atento para saber a hora certa para lançar mão dos cinzas, verdes e rosas. Caso contrário, não mais que de repente, poderá ser atingido por um disparo de uma baladeira qualquer e cair, em espirais descendentes, infinitesimais e eternas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário